Sobre
O site foi desenvolvido a partir do projeto de Pesquisa Informática Inclusiva: Softwares Educativos Livres para Alunos com Deficiência Intelectual realizado no IFC - Instituto Federal Catarinense no Campus Fraiburgo pelas alunas Gabriela Buffon e Janaína Silva Fernandes sob a orientação de Rafael Leonardo Vivian e Adriela Maria Noronha.
O projeto teve o objetivo principal de desenvolver uma abordagem sistemática com atividades específicas de informática para alunos com deficiência intelectual por meio de softwares livres educativos que abordam conceitos de alfabetização, letramento e conceitos matemáticos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense (CEPSH-IFC).
Para tal, foram realizadas buscas na internet por softwares educativos livres que abordassem tais conceitos, com o objetivo de verificar que tipos de softwares estão disponíveis. Também foi aplicado questionário com os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado no município de Fraiburgo/SC, com o propósito de compreender como os professores utilizam recursos de informática nas suas práticas que intencionam serem inclusivas. Em seguida, foi elaborada a abordagem sistemática que consiste na organização dos softwares educativos livres em atividades sequenciais que respeitam o nível intelectual do aluno e o avanço gradativo na apropriação do conceito, impulsionando, desta forma, o desenvolvimento intelectual do aluno.
Este projeto apresenta uma solução para a potencialização da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais da educação básica regular que frequentam o AEE. Como trabalhos futuros, este projeto de pesquisa servirá como material de apoio e consulta em projetos de pesquisa do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC – Campus Fraiburgo. Pretende-se desenvolver um software específico para alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais da educação básica regular, respeitando suas potencialidades e contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.